Popular Post

Posted by : Bruno Felix Amaral sábado, 15 de novembro de 2014


Há momentos singulares que podem influenciar o resultado final de um combate, mesmo que tudo pareça perdido. Será que o bravo guerreiro conseguirá impedir o vilão, antes que ele possa conjurar um feitiço devastador? Será que a astuta ladina evitará ser detectada enquanto foge do covil dos goblinóides? Será que o sacerdote lançará seu encanto de proteção antes que a chuva de flechas ceife a vida de seus companheiros? Será que o mago decifrará o código rúnico antes que a armadilha de gás letal seja ativada?

Apenas algumas jogadas podem decidir cada um desses momentos críticos, e o fracasso é sempre uma possibilidade real, Entretanto, verdadeiros heróis podem encontrar uma maneira de ter sucesso, apesar das probabilidades, pois eles estão predestinados a realizar grandes feitos e precisam cumprir o seu destino. Os Pontos de Destino representam esse potencial para a grandeza. Eles dão aos heróis a chance de ter sucesso, mesmo quando todos os dados se voltam contra eles.

Os Pontos de Destino só são atribuídos a personagens dos jogadores. NPCs, companheiros animais, familiares, protegidos e montarias não recebem pontos de destino. Ao contrário de outros pontos do jogo, os pontos de destino não se renovam com o tempo ou com o repouso. Depois que forem utilizados, eles acabam para sempre. Entretanto, é possível obter novos pontos de destino no final de cada arco ou sempre que um personagem realizar uma façanha verdadeiramente heroica, dentre outras maneiras. O Mestre sempre será o árbitro final para decidir a correta atribuição e utilização dos pontos de destino.

Premiando com Pontos de Destino

Cada personagem começa o jogo com um ponto de destino, independentemente do seu nível. Além desta regras básica, a atribuição de pontos de destino adicionais caberá ao Mestre. As opções a seguir são apenas alguns exemplos de atribuições que o Mestre poderá ou não adotar:

História do personagem: O Mestre pode atribuir um ponto de destino extra por uma história de fundo bem trabalhada, criada pelo jogador para apresentar o seu personagem. Além disso, o Mestre pode usar essa história de fundo para gerar um momento crucial para o personagem a respeito do seu passado dentro da trama. Quando este evento chave for resolvido, o Mestre poderá recompensar o jogador com outro ponto de destino.

Completando arcos da Campanha: O Mestre pode premiar cada um dos PJs que estiveram envolvidos na conclusão satisfatória de um arco da história da campanha. Estes pontos são concedidos se os PJs foram bem sucedidos em sua missão ou se de alguma forma eles conseguirem avançar na história de forma significativa.

Realizando atos heroicos: Sempre que um personagem realizar um ato excepcionalmente heroico, ele poderá ser premiado com um ponto de destino. Isso pode incluir qualquer coisa significativa, como por exemplo, matar um dragão sozinho; ganhar tempo para o grupo fugir do covil dos monstros, mesmo estando ferido; resgatar uma pessoa se afogando, mesmo não sabendo nadar; saltar com sucesso de um grande abismo; convencer um rei reticente a enviar tropas para auxiliar a plebe; dentre muitas outras possibilidades. Como você pode ter percebido, os atos heroicos não se resumem apenas às situações de combate, dependendo sempre das circunstâncias. Vale salientar que o ponto de destino só será concedido se o PJ em questão não gastar um ponto de destino para realizar a tarefa heroica.

Retornando dos mortos: Toda vez que um personagem for morto, ele perderá todos os seus pontos de destino. Se por algum motivo, ele conseguir voltar à vida através de magia, ele receberá um ponto de destino, ainda que tivesse uma quantia maior ou nenhum ponto na ocasião da morte. Se o Mestre perceber que a morte foi planejada de alguma forma pelo PJ, ele poderá confiscar o ponto de destino e penalizar o jogador.

Limite Máximo de Pontos de Destino

Cada jogador pode acumular até três pontos de destino. Qualquer ponto obtido além do máximo será descartado.

Usando Pontos de Destino

Apesar de todas as opções apresentadas acima terem sido cuidadosamente consideradas antes de serem adicionadas ao seu jogo, pontos de destino merece uma inspeção mais minuciosa. Embora os pontos de destino não aumentem drasticamente o poder dos PJs, eles irão conceder aos PJs a capacidade de aumentar muito as suas chances de sucesso nos momentos críticos.

O valor de pontos de destino é que eles acrescentam tensão dramática para o clímax de seu jogo. A maioria dos usos de pontos de destino não garantem o sucesso, fazendo com que o momento em que são usados seja ainda mais importante para os jogadores. Pontos de Destino são um recurso muito limitado e seu uso deve ser descrito com detalhes adicionais e estilo dramático. Usado desta forma, eles podem ajudar a criar sessões memoráveis tanto para você quanto para os seus jogadores.

Embora NPCs geralmente não recebam pontos de destino, é permitido ao Mestre utilizar, de forma moderada, este mecanismo para preservar vilões e personagens centrais da trama, sem abusos. Nesse caso, considere que o NPC possui um ponto de destino único por arco.

Os pontos de destino podem ser gastos em qualquer momento e não requerem uma ação para usar (embora as ações que os pontos modificam possam consumir parte do turno do seu personagem normalmente). Você não pode gastar mais do que um ponto de destino durante uma única rodada de combate. Sempre que um ponto destino é gasto, ele pode ter qualquer um dos seguintes efeitos:

Ação fora do turno: Você pode gastar um ponto de destino para agir imediatamente, desconsiderando a sua iniciativa, exatamente um instante antes da ação do inimigo atacante. Você só poderá realizar uma ação de movimento ou uma ação padrão neste turno.

Ação Extra: Você pode gastar um ponto de destino durante o seu turno para realizar uma ação padrão ou de movimento adicional.

Bônus: Se usado antes de uma rolagem de dados, acrescente +8 ao resultado de qualquer rolagem de 1d20. Se usado depois de uma rolagem de dados, acrescente +4 ao resultado de qualquer rolagem de 1d20. Você também poderá gastar um ponto de destino para conceder um bônus para um aliado. Nesse caso, os valores do bônus são reduzidos pela metade.

Enganar a Morte: Neste caso, é preciso gastar dois pontos de destino. Em uma situação em que a morte é certa, seu personagem simplesmente irá escapar com vida. Dependendo da situação, ele poderá escapar ileso, ficar inconsciente, ou apenas muito ferido. Este recurso pode ser utilizado para salvar familiares e companheiros animais, mas nunca NPCs ou aliados.

Inspiração: Em momentos em que você se sentir perdido, ou o grupo estiver diante de um obstáculo aparentemente insolúvel, você pode gastar um ponto de destino para pedir uma dica ao Mestre. Essa dica virá em forma de inspiração para o seu personagem, podendo ser uma visão, um sonho, uma lembrança, ou qualquer coisa do tipo.

Nova Rolagem: Você pode gastar um ponto de destino para fazer uma nova rolagem de 1d20. Você deverá aceitar o resultado dessa nova rolagem, mesmo que seja pior que o primeiro.

Revocar: Você pode usar um ponto de destino para invocar novamente uma magia conjurada, ou para utilizar novamente uma habilidade limitada. Essa opções só é válida para magias e habilidades que precisam de recarga ou de uso diário.

Outros: Você pode usar pontos de destino para driblar situações impossíveis, sempre consultando essa opção com o Mestre. Neste caso, o uso do ponto de destino virá sempre acompanhado de um teste de dificuldade determinado pela situação. Aplicações deste recurso podem ser exemplificadas como: persuadir um dragão a poupar a vida dos PJs, ultrapassar a classe de armadura do alvo, acertar um ataque crítico automático, conjurar uma magia de nível superior, etc. Na dúvida, consulte sempre o Mestre.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Projeto Ivalice - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -