- Back to Home »
- Classes Básicas , Ladino »
- Classes Básicas - Ladino
Posted by : Bruno Felix Amaral
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
O ladino é um personagem que se especializa em arrombar fechaduras, desarmar armadilhas, dentre outras atividades furtivas, além de roubar, pungar e realizar outras formas ilícitas de enriquecimento. Um bom ladino geralmente está associado à uma guilda, pois através dos seus seus contatos ele pode ser capaz de descobrir informações úteis.
Durante as aventuras, o ladino se mantém o mais longe possível do perigo. Quando o combate inicia, o ladino procura ficar fora do caminho para, aproveitando-se da distração dos inimigos, furtar-lhes algumas peças de ouro e atacá-los pelas costas.
A função do ladrão não é proteger o grupo, mas sim usar de suas habilidades exclusivas para tornar acessíveis lugares que em tese seriam inacessíveis.
Talentos de ladrão: ao longo da profissão, os ladinos desenvolvem habilidades que são conhecidas como talentos de ladrão. Para usar seus talentos, o ladino deve rolar um dado de porcentagem. Se o teste resultar num valor menor ou igual ao valor do talento, o ladrão é bem sucedido.
A tabela abaixo apresenta as chances básicas de cada um dos talentos de ladrão (eles são modificados também de acordo com o valor do atributo Destreza do personagem).
Abrir fechaduras: só pode ser tentada uma vez por fechadura e se o ladino estiver portando suas ferramentas.
Reconhecer e desarmar armadilhas: só pode ser tentada uma vez por armadilha. Só poderá ser desarmada a armadilha que for reconhecida e se o ladino estiver portando suas ferramentas. É importante salientar que o simples sucesso nessa jogada não revela a localização de uma armadilha, tampouco significa que a armadilha foi desarmada. O que esse talento faz é esclarecer ao ladino que aquela parte específica do local que ele está examinando contém uma armadilha e se ele obteve sucesso, ou não, na operação de desarme dessa armadilha. A procura pela armadilha e a sua análise para descobrir como desarmá-la não são abrangidos por esse talento.
Escalar muros: aplica-se a todo tipo de superfície lisa e íngreme. Cada jogada compreende que o ladrão escalou 5 metros. Se a jogada falhar, o ladino cairá, tomando 1d6 pontos de dano para cada 5 metros. Para quedas inferiores a 5 metros, nos casos de falha na primeira jogada do talento, o ladino não sofrerá dano.
Mover-se em silêncio: essa jogada deve ser realizada pelo mestre, pois o ladino sempre acredita ter sido bem sucedido na tentativa. Portanto, só o mestre saberá se os passos furtivos do ladino foram ou não percebidos pelos inimigos. Um ladino que usa mover-se em silêncio antes de atacar pode usar a
manobra de ataque pelas costas.
Esconder-se nas sombras: essa jogada deve ser realizada pelo mestre, pois o ladino sempre acredita ter sido bem sucedido na tentativa. O ladino só pode andar furtivamente se permanecer nas sombras, escondido, ou não estiver à vista durante o movimento; ele não pode atacar e ficar escondido. Um ladrão escondido nas sombras pode usar o seu ataque pelas costas.
Pungar: furtar os bolsos dos desavisados é arriscado. Se o resultado da jogada for superior ao dobro da dificuldade, o ladrão não só é visto por todos ao seu redor, mas também pela vítima, que provavelmente não reagirá de forma amistosa.
Ouvir barulhos: a jogada envolve rolar 1d6, e o resultado deve estar dentro dos limites apresentados na tabela.
Ataque pelas costas: o ladrão que ataca após ter se aproximado do inimigo em silêncio ou furtivamente, faz a sua jogada com um bônus de +2 no ataque e causa dano multiplicado de acordo com a tabela.
- Dado de vida: d6;
- Destreza mínima: 12;
- Armaduras: os ladinos só podem utilizar armaduras de couro e não podem usar escudos, caso contrário, o ladino ficará impossibilitado de usar seus talentos de ladrão durante o período que estiver usando estes equipamentos;
- Armas: podem usar armas de uma mão e armas à distância;
- Itens mágicos: não podem utilizar itens mágicos como cajados e varinhas;
Os Ladinos podem seguir carreira como Gatunos, ou podem se especializar em uma determinada área, adquirindo assim uma classe secundária ou especialização. Alguns exemplos de especializações: assassino, arqueiro, patrulheiro, bardo, etc. Para maiores informações, verifique a guia de especializações de cada classe básica. Não se esqueça de consultar também as opções de especializações únicas para cada raça.
--
*As regras acima foram adaptadas do sistema Old Dragon. Adquira o manual básico para ter acesso às informações originais.